FEDERACION LATINOAMERICANA DE SOCIEDADES DE SEXOLOGIA Y EDUCACION SEXUAL

PRINCIPIOS E PRíTICA DE TERAPIA SEXUAL



Autor: SANDRA LEIBLUM
ISBN: ZAHAR 1982 RIO DE JANEIRO

Reseńa: PRINCIPIOS E PRíTICA DE TERAPIA SEXUAL
As abordagens atuais da prática de terapia sexual constituem o tema deste libro. Os organizadores desta coletánea  estabeleceram tríȘs metas principais de abordagem a fim de tornar mais clara a compreensíŁo do tema. A primeira envolve a apresentaí§íŁo de vários enfoques conceito.: is e de tratamento, caracterí­sticos dos especialistas no campo da terapia sexual_ A diversidade de orientaí§í”es teóricas hoje existentes explica o caráter íșnico da prática corrente de terapia sexual, apesar da utilizaí§íŁo de cestos procedimentos padronizados para o tratamento de disfuní§í”es especí­ficas.
Uma segunda meta envolveu a apresentaí§íŁo da terapia sexual, tal como é praticada, através de uma concentraí§íŁo em casos clí­nicos reais. Com freqíŒíȘncia, existe uma disparidade significativa entre teoria e prática. Muitas pessoas acreditam erroneamente que a terapia sexual é a execuí§íŁo rotineira de procedimentos prescritivos já estabelecidos previamente; na realidade, ela envolve a avaliaí§íŁo e a seleí§íŁo de intervení§í”es programadas para facilitar mudaní§as afetivas e de comportamento. Os pianos de tratamento síŁo continuamente modificados para se ajustarem í s circunstíąncias apresentadas por determinados clientes. O método mais eficaz para se compreender o que é realmente feito nas novas terapias sexuais é a apresentaí§íŁo, em profundidade, de casos estudados.
Finalmente. este volume procura identificar alguns dos fatores que culminam em vários graus de íȘxito com diferentes problemas e pacientes. As questí”es relacionadas com tais fatores continuam sendo a base das pesquisas em curso no campo mais amplo da psicoterapia e da mudaní§a de comportamento. Qual o pensamento dos. terapeutas sexuais a esse respeito? Embora poucos contestem a eficácia dos procedimentos concentrados no problema para resolver dificuldades sexuais, é muito difí­cil determinar os agentes crí­ticos da mudaní§a. Os autores discutem os fatores que influenciam o íȘxito ou o fracasso em sua atividade prática e consideram o que poderiam ter feito de modo diferente para obter melhor resultado em casos especí­ficos.
Este livro inclui, em suma, a apresentaí§íŁo de casos de diversos graus de íȘxito terapíȘutico por eminentes representantes de abordagens alternativas da terapia sexual. Cada colaborador foi convidado a identificar os princí­pios envolvidos no tratamento de uma disfuní§íŁo especí­fica. ou de um problema clí­nico determinado, e a ilustrar os princí­pios gerais com a descrií§íŁo de exemplos selecionados. Os fracassos foram considerados tíŁo importantes quanto os íȘxitos.
No capí­tulo final, SANDRA, R. LEIBUM e LURENCE A. PERVN - da Rutgers Medical Sebool e da Rutgers University, respectivamente - formulam muitas das questí”es com que se defrontam os terapeutas sexuais. Incluem problemas de diagnóstico. avaliaí§íŁo de resultados_ uso de diferentes métodos cientí­ficos_ incidíȘncia. etiologia- efeito da percepí§íŁo subjetiva sobre a qualificaí§íŁo de problemas e papel da ansiedade. Por sua extrema clareza e atualidade ao tratar assunto tíŁo presente em nossos dias. este livro cumpre mais do que satisfatoriamente a necessidade que se sentia de uma análise abrangente para quantos se interessem em iniciar-se ou ampliar seus conhecimentos e informaí§í”es sobre as técnicas mais recentes da terapia sexual

VIDEOS



ÂżQue es la cultura de la violaciĂłn?


      


Email Contactos: info@flasses.net - TODOS LOS DERECHOS RESERVADOS